Tips

dicas de limpeza - sapatos e malas

23:11



Sapatos

Sempre que possível evitar a água.Tirando os ténis, é claro. Quase sempre um pano húmido resolve o problema. Para que estejam sempre limpos e conservados, ao chegar a casa deverão ser postos a arejar por alguns minutos. O segredo está também em limpar a sola do sapato. Só depois destes cuidados é  que devem ser arrumados.

Alguns materiais, como a camurça, nobuck e os saltos de corda, deverão ter cuidados extras. A água neste tipo de texturas é “proibída”. Devem ser limpos só com uma escova especial para sapatos. Na camurça o ideal será colocar um impermeabilizante específico, pois evita que o sapato manche ou suje com mais facilidade. Estes impermeabilizantes devem ser passados antes do primeiro uso do sapato.

Os sapatos de couro podem ser limpos com uma flanela húmida em água morna. Embora existam vários produtos no mercado que mantêm o couro com aspecto novo, o uso de um simples creme hidratante, deixa o couro muito brilhante.

Se precisar mesmo de lavar, é fazê-lo o mais delicadamente com água e sabão neutro ou de coco. Coloque-os depois para secar sempre na sombra. Ao Sol, além de poderem ficar deformados, ficam também muito rijos. Inclusivé os ténis.

Para evitar o mau odor é só ter o cuidado em usar um desodorizante para calçado ou um talco/pomada antisséptico para os pés. A marca Dr.Scholl tem algumas opções interessantes.


Malas


Para as malas, as dicas são muito parecidas. Se forem de tecido e tiverem muito sujas, vale a pena lavar à mão com água e sabão neutro.

Se a mala for de couro e outros materiais, a dica do pano húmido matém-se É preciso ter cuidado com os couros claros, pois podem ser manchados fácilmente, até pelo contacto com a roupa mais escura que usamos no dia a dia.

Para guardar as malas nada de colocar umas em cima das outras. Ao fazê-lo corre-se o risco de as deformar e nunca mais voltarem ao seu formato original. Se não existir um lugar para as guardar individualmente, mais vale encher um saco plástico cheio de papeis, do tamanho necessário para encher cada mala e quando optar por usar uma delas é só tirar o saco. Quando voltar para o armário basta colocar de novo. Algo muito simples que pode fazer toda a diferença. As malas assim não dobram e mantém a sua forma original.

Agora é só seguir as dicas para terem os sapatos e as malas como novos!

You Might Also Like

0 comentários